quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Entrevista a António Câmara

António Câmara , o investigador que queria ser tenista, evidencia nesta entrevista o papel da tutoria e dos mentores. Vale a pena ver esta entrevista e os contributos que são apresentados nela pelo investigador. 

http://videos.sapo.pt/cWzwRHqdlJgezPMNzzNG

Vídeo retirado DAQUI

António Câmara, vencedor do Prémio Pessoa 2006, sonhava em ser tenista quando estudava engenharia, mas acabou por se destacar como pioneiro na investigação em informação geográfica. Desse seu trabalho de investigação resultou na criação da Y-Dreams, uma empresa de sucesso na área do software para multimédia, realidade virtual e computação móvel. 


A par de director executivo da empresa, que fundou em 2000, António Câmara, 52 anos, é professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1977, fez pós-graduação nos Estados Unidos, onde obteve os graus de MS c e PhD em engenharia de Sistemas Ambientais pelo Virgina Tech.


Esteve associado aos MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts), como pós-dotorado em 1983, e posteriormente como professor visitante (1988-89), te ndo em 1992 recebido o título de "Agregado" pela Universidade Nova de Lisboa. Orientou já 25 doutoramentos e 35 mestrados no âmbito de projectos de investigação na área da informação geográfica e tem mais de 150 publicações inter nacionais, entre as quais se destaca o livro Environmental Systems, editado pela Oxford University Press (2002). 

Liderou, além disso, três dezenas de projectos de investigação científica financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, National Science Foundation, NATO e União europeia. Nada faria supor com esta carreira académica coroada de êxitos que Antó nio Câmara sonhava em ser tenista quando era estudante do IST e até pertenceu à selecção de juniores de Portugal. 

Chegou mesmo a decidir abandonar os estudos no quarto ano para se dedicar a uma carreira profissional no ténis, mas uma lesão grave que sofreu aos 21 anos num programa de preparação física acabou por levá-lo a prosseguir os estudos de engenharia. Hoje é porventura mais conhecido por liderar a Y-Dreams, que se dedica a aplicações de computação de proximidade e actua no mercado global nas áreas do entretenimento, publicidade, educação e cultura, ambiente e qualidade de vida.

Texto retirado daqui



Sem comentários:

Enviar um comentário