Se aceitarmos que enquanto professores/as, a preocupação fundamental do ensino deverá ser a de promover mudanças, de modo a poder garantir (através de metodologias mais participativas, complementadas com as tradicionais, sempre que necessário) um melhor desenvolvimento integral dos alunos/as, o coaching poderá ser uma ferramenta muitíssimo importante no contexto educativo.
A proposta do CRIA centra-se nesta forma de trabalho que se evidencia, na nossa escola, em acompanhamento tutorial em regime de voluntariado (acompanhamento por professores/as tutores/as de alunos/as) com vista à promoção do sucesso escolar.
Chegados ao final deste ano lectivo, parece-nos ser interessante fazer o levantamento de um conjunto de questões para reflexão, no sentido da preparação do próximo ano, que tão rapidamente se avizinha.
É pois deste ponto de vista que deixamos as questões que se seguem:
- Como organizo e planifico o processo de ensino-aprendizagem?
- De que princípios pessoais e pedagógicos parto?
- Como transmito as finalidades e conteúdos do ensino-aprendizagem?
- Como resolvo os problemas que surgem na aula?
- Como motivo para uma aprendizagem mais autónoma, responsável e participativa?
- Como é que, enquanto professor/a, comunico eficazmente, com os estudantes e com o resto dos docentes da comunidade educativa (nomeadamente com os pares, grupo/departamento/conselho de turma)?
- Como promovo a criatividade e a aprendizagem com humor?
- Qual é o meu estilo de ensino?
- Como avalio as aprendizagens efectuadas?
- Como fazer para avaliar de uma forma mais participativa (implicando os próprios estudantes)?
A partir deste conjunto de questões, que do nosso ponto de vista são, para os/as professores/as, a base e o elemento de partida de cada novo ano escolar e do seu (nosso) próprio profissionalismo, poderemos posteriormente reflectir sobre um outro contíguo de problemas, não menos interessantes, nem menos necessários para o decurso do nosso desempenho profissional.
Fiquemos pois com este lote de questões e, a seu tempo (mais próximo do início do ano novo de 2012/2013), apresentaremos essa outra classe de questões para reflexão que complementarão as agora apresentadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário