segunda-feira, 21 de julho de 2014

Diz-me quem sou... e eu sê-lo-ei


Diz-me quem sou... e eu sê-lo-e



As crenças dos jovens relativamente à sua capacidade para aprender, a sua motivação para a escola e para a aprendizagem e as suas expectativas no domínio académico podem ser influenciadas positiva ou negativamente pelos pais e pelos professores.

Quando as crianças têm expectativas positivas face à escola, a si próprias e à aprendizagem, poderão integrar-se melhor e aprender com mais facilidade. Tanto as escolas como as famílias têm grandes responsabilidades na promoção dessas expectativas.

No que à integração na escola diz respeito, se os estabelecimentos de ensino têm um papel central a desempenhar, criando um ambiente acolhedor, o papel dos pais não é menos importante.

"Na escola é que te vão ensinar a andar na linha!"

"A professora tem lá uma régua para quem se porta mal."


Frases como estas, ao invés de gerarem expectativas positivas, dão lugar ao medo.

Expectativas negativas face à aprendizagem e crenças negativas relativamente à capacidade pessoal podem ser desenvolvidas através de frases também muito comuns. Por parte dos pais ou de outros familiares, ouvem-se com frequência afirmações idênticas às seguintes:

"Matemática? Eu nunca dei nada e tu sais a mim, de certezinha."

"Trata de te portar em condições na escola. Já bem basta não seres esperto para aprender."

VER ARTIGO TOTAL AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário