Esta iniciativa,
dinamizada pelo Centro de Reflexão, Intervenção e Aquisição (CRIA) e
pelo coordenador da Equipa de Instauração de Processos Disciplinares (EIPD),
contou com a presença da direção, na pessoa do professor Simão Cadete na
primeira palestra, e do professor Francisco Morgado, na segunda. Na sua
intervenção, a direção sublinhou a importância da consciencialização de todos
dos seus deveres, os quais são inerentes a uma comunidade educativa de sucesso.
A professora Ana
Paula Martins abriu a sessão com um agradecimento aos alunos e respetivos
professores presentes, com a apresentação dos elementos da mesa e motivou a
audiência para uma escuta ativa e posterior reflexão sobre o tema.
A professora Ana
Cristina Carvalho contextualizou a existência das normas e passou à
explicitação das que regulamentam os deveres dos alunos, a saber, a legislação
relativa ao estatuto do aluno e o regulamento interno da ESA.
Seguiu-se o
professor Luís Valério, coordenador da EIPD, que apresentou os mecanismos de
controlo social, onde se inserem os documentos anteriormente referidos, como
reguladores de comportamentos desviantes. Explicou que a interiorização dos
valores sociais, o cumprimento das normas sociais e a adesão aos comportamentos
dominantes conduzem a uma vida harmoniosa, à ordem social e ao sucesso.
Apresentou, também, um artigo (relato na primeira pessoa) de uma jovem que
infringiu as normas, base de reflexão para algumas questões pertinentes.
Por último, a
professora Lígia Sequeira apresentou várias valências da ESA, as quais
contribuem para o sucesso dos alunos, nomeadamente, os espaços das várias
disciplinas, as estruturas CRIA e EPIS, o gabinete de psicologia e o SPO.
Seguidamente, foram
ouvidos os testemunhos de quatro alunas sobre estas valências: Mónica Rocha -
CRIA, Ana Filipa Lopes - EPIS, Jéssica Garcia - Gabinete de Psicologia e
Beatriz Folgado - SPO.
Certos de que estes
depoimentos poderão influenciar os seus pares na procura de ajuda, deu-se por
concluída a palestra, com a distribuição de folhetos informativos, com vista à
promoção da procura espontânea dos serviços que estão ao dispor de todos para
promoverem/reforçarem ATITUDES DE SUCESSO.
Procedeu-se, igualmente,
à distribuição de um inquérito de avaliação desta sessão, cujos resultados
serão posteriormente apresentados.
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