quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CARROÇA VAZIA

Certa manhã, o meu pai convidou-me a dar um passeio pelo bosque e aceitei com alegria, porque sair com ele era grandioso para mim. Partilhava comigo muitas coisas da sua vida: a sua experiência, as suas anedotas de quando ele tinha doze anos, tal como eu agora. De repente, ele deteve-se no meio do bosque e disse-me:

- Guarda silêncio e escuta. Que ouves?

Pus os meus ouvidos atentos durante uns segundos e respondi:

- O canto dos pássaros!


- E não ouves mais nada? – Perguntou-me.

Pus mais atenção e disse:

-Sim, ouço o barulho de uma carroça pelo caminho.


- Isso mesmo – respondeu-me o meu pai – é uma carroça vazia.

Então perguntei-lhe:

- Como sabes que é uma carroça vazia se não a vemos?


- É muito fácil saber quando uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia está a carroça maior é o barulho que faz – disse o meu pai.

Fiz-me adulto; e até ao dia de hoje quando vejo uma pessoa tagarela, a falar muito alto, prepotente, querendo ser o centro, fazendo notar que sabe tudo, recordo-me do que me ensinou o meu pai:

- Quanto mais vazia está a carroça, maior é o barulho que faz.

Pensem nisto...


Miguel Arcanjo


Sem comentários:

Enviar um comentário